1/8

Zonas turísticas

Algarve Portugal

Situado a aproximadamente 2 horas da maioria dos aeroportos europeus, e a cerca de 2,5h de carro de Lisboa, o Algarve é um popular destino de férias cuja imagem é indissociável das suas praias de areia dourada, e dos seus mais de 30 campos golfe. O Algarve é uma região rica em cultura e diversidade que tem algo a oferecer a todos os que a visitam.

​Com um clima ameno durante quase todo o ano, o Algarve é uma ótima opção de férias para além da época alta no verão, o que permite que os turistas possam escolher períodos menos movimentados do ano e ainda assim desfrutar de umas férias agradáveis. A partir de meados de Abril até Outubro, o sol tem uma presença quase diária, prolongando o prazer da ida à praia muito além dos meses de Julho e Agosto.

Com uma abundância de praias deslumbrantes, nas quais se pode desfrutar de uma ampla variedade de desportos náuticos, o Algarve é um lugar perfeito para as suas férias em família. A orla costeira do Algarve prolonga-se por mais de 200Km e conta com cerca de 100 praias, das quais 69 hasteiam a prestigiada Bandeira Azul (em 2013). A diversidade em termos de praias é bastante interessante com praias de areal extenso, bonitas enseadas protegidas pela falésia calcária típica do Algarve, nas quais o mar escavou grutas que apenas podem ser visitadas de barco, ou paraísos praticamente desertos na costa Vicentina, muito apreciados para a prática de surf.

O clima quente e seco durante a maior parte do ano e a fantástica variedade de instalações disponíveis na região, propiciam a prática de múltiplas atividades desportivas e de lazer. As opções abarcam parques temáticos, parques aquáticos, marinas, safaris de jipe, passeios de barco, desportos náuticos, ténis, equitação, não esquecendo o golfe, com uma excelente seleção de campos à sua escolha.

Uma viagem até ao Algarve profundo dar-lhe-á a conhecer as típicas aldeias da serra, caiadas de branco e decoradas com platibandas coloridas e chaminés rendilhadas. Poderá também aproveitar para explorar a paisagem rústica, perfeita para caminhadas, ciclismo e equitação. Se aprecia atividades em natureza as opções são muitas. Que tal dar um passeio pelos percursos de natureza do Parque Natural da Ria Formosa, uma área de reserva bem conhecida da comunidade internacional de “birdwatching”, ou então uma caminhada pela deslumbrante Costa Vicentina, uma área protegida onde também irá encontrar alguns dos melhores “spots” de surf do país.

Embora grande parte do património da região tenha sido total ou parcialmente destruído no Terramoto de 1755, o Algarve ainda conseguiu preservar algum do seu legado histórico, patente em cidades como Faro, Loulé ou Lagos

Se necessitar de fazer “terapia de compras”, o Algarve não o irá dececionar, pois conta com muitas lojas de comércio tradicional bem como modernos centros comerciais, que oferecem uma ampla variedade de lojas, restaurantes e cinemas. Muitas cidades algarvias ainda têm o seu mercado tradicional com barracas coloridas onde se vende de tudo, desde sapatos, malas, roupa, cestaria, cerâmicas artesanais, cobre e joalharia de prata. Os mercados algarvios proporcionam-lhe uma excelente maneira de adquirir produtos frescos de pequenos produtores locais, tais como azeitonas, amêndoas, figos, laranjas ou deliciosos morangos.

Para além de uma cozinha internacional de alta qualidade que decorre da expansão da indústria turística, o Algarve oferece uma deliciosa gastronomia tradicional, fortemente influenciada pela dieta mediterrânea. A oferta gastronómica no Algarve é bastante diversificada e a dificuldade será qual o restaurante escolher, entre os muitos e bons que aqui se encontram.

A animação noturna do Algarve é vibrante e cosmopolita, com muitos bares e discotecas, onde se pode divertir até de madrugada em destinos como Albufeira, Praia da Oura, Vilamoura ou Praia da Rocha.

O Algarve é decididamente um dos melhores destinos de férias na Europa com muito para oferecer durante o ano inteiro.

Albufeira

1/10

Albufeira tem vindo a crescer e a modernizar-se ao longo dos anos, embora ainda mantenha algum do charme de aldeia piscatória, sendo o destino turístico de eleição para muitos pelas suas belas praias e pela animada vida noturna.

A baixa de Albufeira, com as tradicionais casas caiadas de branco, ruas estreitas, ladeadas por restaurantes, bares, cafés e lojas, oferece um contraste interessante com a sua moderna marina. Localizado na periferia oeste da cidade, a colorida marina de Albufeira, projetada por um famoso arquiteto Português, é o ponto de partida para algumas 

das mais populares atividades de lazer em Albufeira, tais como passeios de barco, passeios de pesca, excursões de mergulho, bem como passeios de parasailing. Se se encontrar alojado em Albufeira, poderá facilmente movimentar-se pela cidade a pé, visto a maioria das comodidades se encontrarem a curtas distâncias e os táxis serem bastante acessíveis. Poderá contar ainda com o "comboio turístico" que circula entre a Praia da Oura e a baixa de Albufeira, e a excelente rede de minibus chamada "Giro". A maioria dos parques aquáticos oferecem transporte a preços razoáveis, com paragens em localizações muito convenientes.

A área apelidada de “Strip”, perto da Praia da Oura, é o epicentro da animação noturna em Albufeira. Esta área é muito popular pelos seus animados bares, restaurantes e discotecas abertas pela noite dentro, mas também por aqui poderá encontrar muitas lojas e várias outras atividades. O concelho de Albufeira conta com mais de 20 praias, desde a simpática Praia dos Pescadores, até ao extenso areal da Praia da Galé, passando pelas águas calmas das praias do Castelo, Coelha ou São Rafael. A maioria das praias são orientadas para famílias e muitas foram distinguidas com Bandeira Azul, em reconhecimento pela segurança, qualidade da água e comodidades.

A encantadora localidade da Guia, conhecida pelos seus muitos restaurantes que servem o famoso “franguinho da Guia”, situa-se a apenas 15 minutos de carro de Albufeira. É também aqui que se localiza o Algarve Shopping, um centro comercial moderno, com uma excelente variedade de lojas, cafés e restaurantes. Poderá ainda desfrutar do popular espetáculo de golfinhos, focas e leões-marinhos no parque oceanográfico Zoomarine, a apenas 5 minutos de carro no sentido oeste.

Para os amantes do golfe, Salgados é o campo de golfe com 18 buracos mais próximo, mas num raio de até 30 minutos de carro, irá encontrar alguns dos melhores campos de golfe da Europa, localizados em Vilamoura a leste, e em Alcantarilha a oeste.

Armação de Pera

1/10

Um popular destino turístico no verão, Armação de Pera ainda mantém o seu carme de vila piscatória, embora os traços de modernidade urbana já tenham tomado conta de grande parte da localidade. Armação de Pera proporciona todas as comodidades de um destino turístico, com variada oferta em termos de comércio, supermercados, restaurantes e bares, para não mencionar a sua bela praia, uma das mais extensas do Algarve, que se prolonga até Praia da Galé a leste.

O nome Armação de Pera deriva do fato de que os pescadores da aldeia do interior de Pera usarem esta praia para preparar a 

"armação" (equipamento de pesca e redes). A tradição piscatória de Armação de Pera, ainda é visível a leste da praia, onde estão localizados os barcos de pesca de cores vivas e as cabanas onde o equipamento de pesca é armazenado. Um extenso calçadão acompanha a praia, com várias áreas ajardinadas, muitos cafés e restaurantes onde se pode desfrutar do sol quente do Algarve e provar as especialidades locais, incluindo peixe 

fresco e pratos de marisco.

Algarve Shopping, um centro comercial moderno, com uma excelente variedade de lojas, cafés e restaurantes. Poderá ainda desfrutar do popular espetáculo de golfinhos, focas e leões-marinhos no parque oceanográfico Zoomarine, a apenas 5 minutos de carro no sentido oeste.
Para os amantes do golfe, Salgados é o campo de golfe mais próximo, mas num raio de até 35 minutos de carro, irá encontrar alguns dos melhores campos de golfe da Europa, localizados em Vilamoura para o leste, e em Alcantarilha a oeste.

Balaia

1/10

Com uma localização central, Balaia encontra-se a apenas 5 minutos de carro a este de Albufeira e a 10 minutos de carro de Vilamoura. Esta área bonita e tranquila é predominantemente residencial, portanto, perfeita para umas férias relaxantes com a sua família ou amigos.
Albufeira é a cidade mais próxima, conhecido pelas suas praias fantásticas e animada vida noturna, com muitos restaurantes, bares e discotecas abertos até as primeiras horas do dia. A colorida e moderna marina de Albufeira contrasta com as casas pintadas de 

branco e as ruas estreitas em calçada portuguesa, ladeadas por restaurantes, bares e cafés, que encontrará na cidade velha. Se procura mais entretenimento, deverá fazer uma visita à zona da Oura, considerada por muitos, o centro da vida noturna de Albufeira.

As praias de Maria Luísa, Santa Eulália ou Olhos d'Água encontram-se a apenas 5-10 minutos de carro da Balaia, mas a oferta de praias no concelho de Albufeira conta com mais de 20 belas praias, tendo a maioria sido distinguida com Bandeira Azul, o que atesta a segurança, qualidade da água e das suas instalações. Uma curta viagem de carro no sentido do interior leva-o até à encantadora vila da Guia, conhecida

pelos seus muitos restaurantes de frango piri-piri. É também aqui que se localiza o Algarve Shopping, um centro comercial moderno, com uma excelente variedade de lojas, cafés e restaurantes. Poderá ainda desfrutar do popular espetáculo de golfinhos, focas e leões-marinhos no parque oceanográfico Zoomarine, a apenas 5 minutos de carro no sentido oeste.
Para os amantes do golfe, o Balaia Golf com 9 buracos é um campo de golfe mais próximo, mas num raio de 20-30 minutos de carro, irá encontrar alguns dos melhores campos de golfe da Europa, localizados na cosmopolita Vilamoura, a leste, e em Alcantarilha a oeste.

Carvoeiro

1/10

O Carvoeiro é um destino de férias costeiro, muito popular junto de famílias, que se situa a cerca de 10 minutos de carro a sul da cidade de Lagoa, mas que também proporciona muitas opções entretenimento noturno, com uma oferta abundante de restaurantes que servem especialidades regionais de fazer crescer água na boca, muitos cafés, esplanadas e animados bares. Uma antiga vila piscatória de casas térreas caiadas de branco, o Carvoeiro ainda retém algum do seu encanto tradicional, embora tenha crescido ao longo dos anos tendo-se tornado num dos mais populares destinos de férias do 

Algarve. A praia do Carvoeiro é uma pequena enseada de areia dourada e protegida por impressionantes falésias, que pela sua pequena dimensão, rapidamente enche nos meses de verão. Como alternativa poderá deslocar-se até uma das deslumbrantes praias vizinhas, tais como Benagil, Centeanes ou a Praia da Marinha. Recomendamos-lhe ainda que aproveite para descobrir as espetaculares formações de Algar Seco, navegando por entre o seu labirinto de grutas e surpreendentes formações rochosas. Muitos dos pescadores locais fazem uso dos seus barcos durante o dia para passeios de barco, e terão todo o gosto em levá-lo a descobrir a deslumbrante costa do Carvoeiro e arredores.
O Carvoeiro tem um pequeno mercado municipal onde poderá adquirir produtos frescos produzidos e pescados na área, bem como várias lojas e supermercados que irão suprir as suas necessidades diárias. Alguns hipermercados de maior dimensão podem ser encontrados nos arredores de Carvoeiro, a uma distância de carro entre 5 a 10 minutos do seu centro. Caso pretenda aproveitar um dia de “terapia das compras” poderá dirigir-se até Albufeira ao Algarve Shopping o maior centro comercial da região – ou até Portimão onde se encontra o Aqua Portimão, outro centro comercial onde encontrará uma grande diversidade de lojas. Os dois parques aquáticos próximos o Carvoeiro irão com certeza proporcionar-lhe

bastante diversão familiar. O mais próximo é o Slide & Splash em Lagoa, e a escassos quilómetros para este em Alcantarilha, encontrará o Aqualand. O Zoomarine situado a 15 minutos de carro do Carvoeiro, é um parque oceanográfico com características únicas, e uma escolha popular que costuma agradar a toda a família. A principal atração do parque é o divertido espetáculo de golfinhos, mas poderá ainda reservar a oportunidade inesquecível de interagir e nadar com essas magníficas criaturas marinhas.
O Carvoeiro oferece ainda uma vasta opção em atividades desportivas, desde vários desportos náuticos, ténis, equitação, golfe num dos muitos campos da região, para citar apenas algumas das opções disponíveis.

Galé

1/10

A praia da Galé, conhecida pela sua longa extensão de areia dourada para o oeste, e pelas enseadas rodeadas por falésias calcárias a leste, é um destino de férias muito popular entre famílias. Aqui encontrará bons restaurantes, incluindo um restaurante premiado pela Michelin, uma série de bares à beira-mar, vários cafés, mini-mercados e um grande supermercado. A maioria das nossas casas de férias na Galé estão situadas em áreas residenciais tranquilas, e algumas encontram-se a uma curta distância a pé da praia e de outras comodidades.

A cidade de Albufeira conhecida pelas suas fantásticas praias e 

inúmeros espaços de diversão noturna, encontra-se a escassos minutos de carro. Tanto a zona da Oura como a baixa de Albufeira proporcionam-lhe várias opções de diversão, com muitos bares, restaurantes e discotecas, abertas pela noite dentro. A baixa de Albufeira, com suas típicas ruas de calçada portuguesa onde abundam restaurantes, bares, cafés e lojas, contrasta com o colorido e com a modernidade da marina de Albufeira, a oeste da cidade. Uma viagem de carro de 10 minutos no sentido do interior leva-o até à encantadora vila da Guia, conhecida pelos seus muitos

restaurantes onde se serve o famoso “frango da Guia”. É também aqui que se localiza o Algarve Shopping, um centro comercial moderno, com uma excelente variedade de lojas, cafés e restaurantes. Poderá ainda desfrutar do popular espetáculo de golfinhos, focas e leões-marinhos no Zoomarine, um parque oceanográfico com características únicas, a apenas 5 minutos de carro no sentido oeste.
Para os amantes do golfe, Salgados é o campo de golfe mais próximo, mas num raio de até 30 minutos de carro, irá encontrar alguns dos melhores campos de golfe da Europa, localizados em Vilamoura a leste, e em Alcantarilha a oeste.

Guia

1/10

Localizada no centro do Algarve, a cerca de cinco quilómetros a oeste de Albufeira, a Guia é uma encantadora localidade onde poderá encontrar várias lojas, cafés, bares, bem como um interessante mercado semanal. É também aqui que se saboreia o famoso “frango da Guia”, condimentado ou não com piri-piri, e que é absolutamente delicioso!
As fantásticas praias dos Salgados, Galé e Armação de Pera encontram-se a apenas 10 minutos de carro da Guia.

A escassos minutos para este encontrará o Algarve Shopping, um 

centro comercial moderno, com uma excelente seleção de lojas, um hipermercado, e uma praça de alimentação com uma grande variedade de restaurantes. Próximo do centro comercial existe um “retail park” com várias lojas e um supermercado Overseas Iceland.

A cinco minutos de carro para oeste da Guia encontra-se o Zoomarine, um parque oceanográfico com características únicas, uma escolha popular que costuma agradar a toda a família. A principal atração do parque é o divertido espetáculo de golfinhos, mas poderá ainda reservar a 

oportunidade inesquecível de interagir e nadar com os golfinhos.
O Slide & Splash e Aqualand são dois parques aquáticos, localizado apenas a alguns minutos de distância da Guia que irão, sem dúvida, garantir um dia de grande diversão para todos.
Para os amantes do golfe, Salgados é o campo de golfe mais próximo, mas num raio de até 30 minutos de carro, irá encontrar alguns dos melhores campos de golfe da Europa, localizados em Vilamoura a leste, e em Alcantarilha a oeste.
A maioria das nossas casas de férias na Guia encontram-se situadas em zonas tranquilas, sendo por isso o destino perfeito para umas férias relaxantes, longe do stress da vida quotidiana, proporcionando-lhe uma base perfeita para explorar o resto do Algarve.

Olhos de Água

1/10

Olhos d’Água é uma pequena povoação de origens piscatórias, que deve o seu nome à existência de várias nascentes de água doce na sua praia, e que são visíveis na maré baixa. A herança piscatória está bem patente em Olhos d’Água onde ainda se podem observar os pescadores a remendarem as suas redes na zona leste da praia, perto da rampa onde guardam as suas coloridas embarcações. A oferta de restaurantes é abundante em Olhos d’Água e estes alinham-se pelas típicas ruas de calçada portuguesa, servindo sobretudo muitas especialidades de peixe fresco. A praia de Olhos d'Água tem um 

pequeno calçadão ladeado por palmeiras, onde se encontram muitas esplanadas e restaurantes a partir dos quais poderá relaxar e apreciar a deslumbrante vista mar. Sugerimos que experimente também as praias de Maria Luísa e Santa Eulália, a apenas 5-10 minutos de carro, pois a praia de Olhos d’Água é relativamente pequena e é muito popular tanto junto de residentes como de turistas.

Olhos d’Água encontra-se bem servida em termos de comodidades como supermercados, bancos, correios, farmácia e algum comércio, no entanto a cidade de Albufeira, apenas a 5 minutos de carro, complementa a oferta, com mais opções de comércio, restauração e de animação noturna.

As noites em Olhos d'Água são bastante calmas, por isso, se procura mais animação, sugerimos-lhe que se desloque até à zona da Oura ou à baixa de Albufeira, onde encontrará uma ampla escolha em termos de restaurantes, cafés, bares e discotecas.

O campo de golfe mais próximo, a apenas 5 minutos de carro, é o campo de 9 buracos do Pine Cliffs, anfitrião do Ladies Open de Portugal em 1988. Vilamoura situa-se a cerca de 10 minutos de carro para este, e aqui encontrará alguns dos melhores campos de golfe da Europa.

Praia da Oura

1/10

Albufeira e na Praia da Oura proporcionam-lhe uma grande oferta em restaurantes, bares e discotecas, bem como muitas lojas, locais de interesse histórico, não esquecendo claro, muitas praias deslumbrantes. É na Praia da Oura, e mais concretamente na faixa com mais de 2,5Km que se prolonga por Albufeira até ao Montechoro, que se concentram muitos dos estabelecimentos de diversão noturna. Também apelidada pelos turistas estrangeiros como “Strip”, esta área é muito popular pelos seus muitos bares, restaurantes e discotecas onde se poderá divertir pela noite dentro.

Do lado da Pedra dos Bicos (uma formação rochosa irregular que demarca a ponta leste da praia), encontrará uma praia mais calma e mais natural. Enquanto pelo lado ocidental da Praia da Oura, o aspeto urbano é mais marcante, e o acesso à praia faz-se pelas ruas estreitas da cidade onde se encontram convidativas esplanadas, cafés e restaurantes.
O concelho de Albufeira conta com mais de 20 magníficas praias, a maioria delas distinguida com Bandeira Azul, o que atesta a sua segurança, qualidade da água e das instalações. Santa Eulália e a Praia dos Pescadores encontram-se à distância de uma curta viagem de carro, e poderá aproveitar ainda para descobrir as bonitas praias para oeste, tais como a praia da Galé ou as praias do Castelo, Coelha e São Rafael, de águas calmas e emolduradas por imponentes falésias. Descubra pitoresca baixa de Albufeira, que oferece uma abundância de lojas, restaurantes, cafés, muitos bares, alguns com música ao vivo abertos até tarde, que se alinham ao longo das sinuosas ruas de calçada portuguesa. Embora a cidade de Albufeira tenha sido bastante afetada pelo terramoto de 1755, poderá ainda descobrir alguns dos seus interessantes vestígios históricos como o túnel de acesso à praia, as muralhas do castelo, o Arco da Travessa da Igreja Velha, a Igreja Matriz ou a Torre do Relógio. O campo de golfe mais próximo, a apenas 5 minutos de carro, é o campo da Balaia com 9 buracos. A cerca de 10 minutos no sentido leste, encontrará o campo de golfe de Pine Cliffs também com 9 buracos, que foi anfitrião do Ladies Open de Portugal em 1988. A igual distância no sentido oeste encontrará

o campo de golfe dos Salgados com 18 buracos. Vilamoura encontra-se a cerca de 15 minutos de carro, e lá poderá encontrar 5 dos melhores campos de golfe do Algarve, incluindo o Oceânico Victoria, onde se realiza o prestigiado Portugal Masters em outubro de cada ano.
Uma viagem de carro de 15 minutos no sentido do interior leva-o até à Guia, uma encantadora localidade conhecida pelos muitos restaurantes onde se serve o famoso “frango da Guia”. É também aqui que se localiza o Algarve Shopping, um centro comercial moderno, com uma excelente variedade de lojas, cafés e restaurantes. Poderá ainda desfrutar do popular espetáculo de golfinhos, focas e leões-marinhos no Zoomarine, um parque oceanográfico com características únicas, a apenas 5 minutos de carro no sentido oeste.

Salgados

1/10

Salgados é uma área turística, situada 10 minutos a oeste da cidade de Albufeira, ideal para aqueles que pretendem desfrutar de umas férias relaxantes, perto da praia, de restaurantes, bares e de um campo de golfe.
A praia dos Salgados é uma continuação da deslumbrante Praia Grande que se prolonga por mais de dois quilómetros de paisagens intactas e duna de areia. A oeste dos Salgados, irá encontrar a Lagoa dos Salgados, que se forma no final da Ribeira de Espiche. A Lagoa dos Salgados é reconhecida internacionalmente como um local 

privilegiado para a observação de aves, com mais de uma centena de espécies, algumas protegidas. O trilho da Praia Grande, é excelente para caminhar ou andar de bicicleta, e permite que os visitantes descubram a fauna e a flora das dunas e da Lagoa dos Salgados. 

Existem alguns bons restaurantes e cafés na área, incluindo um restaurante com estrelas Michelin situado na Galé, no entanto, uma viagem de 10-15 minutos de carro irá abrir consideravelmente suas opções em termos gastronómicos, para incluir alguns dos melhores restaurantes da região. Encontrará ainda um punhado de lojas e supermercados a uma curta distância de carro.

Salgados é campo de golfe de 18 buracos mais próximo, mas apenas a 20-30 minutos de carro, poderá encontrar alguns dos melhores campos de golfe da Europa, em Vilamoura, a leste, e em Alcantarilha, a oeste.
Uma curta viagem de carro no sentido do interior leva-o até à encantadora Guia, conhecida pelos seus muitos restaurantes que servem o famoso “frango da Guia”. É também aqui que se localiza o Algarve Shopping, um centro comercial moderno, com uma excelente variedade de lojas, cafés e restaurantes. Poderá ainda desfrutar do popular espetáculo de golfinhos, focas e leões-marinhos no parque oceanográfico Zoomarine, a apenas 5 minutos de carro no sentido oeste.

Portimão

1/10

Portimão é uma cidade portuária na região do Algarve, no sul de Portugal. É conhecida pelo centro histórico, a marina animada e a proximidade a várias praias. O Museu de Portimão fica numa fábrica de conservas restaurada do século XIX, com exposições sobre a história local. A igreja de Nossa Senhora da Conceição, de estilo gótico, possui azulejos. A sul, encontra-se a Praia da Rocha, com penhascos ocre como pano de fundo e o forte medieval de Santa Catarina de Ribamar.

O perfil branco de uma igreja no alto da colina e as ruas estreitas do 

antigo bairro de pescadores e comerciantes são aspectos de Portimão que definem o seu carácter de cidade secular, a que se junta a presença do mar e do areal extenso da Praia da Rocha.

De Portimão medieval restam apenas alguns panos de muralhas ocultos pelo casario. É a arquitectura dos finais dos séc. XIX e início do séc. XX que marca o perfil do centro histórico, nas casas de dois pisos caracterizadas por varandas de ferro forjado, cantarias enobrecidas nas janelas e portas, remates com balaustradas de pedra e cerâmica e paredes revestidas a azulejos.
Para viver e conhecer a alma de Portimão é necessário esquecer o tempo à sombra das árvores do Jardim Manuel Bívar, vendo passar os barcos de pesca e recreio ou percorrer as ruas e praças que falam de uma cidade industriosa e activa que soube acompanhar o progresso.

Faro

1/10

Faro é a capital algarvia desde 1756, onde a Ria Formosa - considerada o mais importante santuário da vida selvagem no Algarve - atinge a sua largura máxima. Um dos últimos locais da Europa a preservar intacta a sua faixa costeira composta por lagoas, canais, ilhéus e sapais, envolve esta importante cidade, prolongando-se ainda mais para leste até Manta Rota (próximo de Vila Real de Santo António). Cerca de 1500 espécies de seres vivos encontram refúgio nestes 18.400 hectares de zona húmida que se estendem ao longo de 60 Km.

Do roteiro histórico de Faro, no coração da Cidade Velha, destaque-se a Sé, o Paço Episcopal (século XVII) que a rodeia, e o Arco da Vila. No exterior das muralhas, a Igreja de São Francisco (século XVIII), a Igreja de São Pedro e a Igreja do Carmo completam um conjunto generoso de edifícios religiosos. A sala de visitas da cidade é o Jardim Manuel Bívar, bem como a elegante e movimentada rua de Santo António (fechada ao trânsito), cheia de lojas e restaurantes. No mercado municipal (Largo Sá Carneiro) pode encontrar alimentos frescos e artesanato, e na ermida de Santo António não deixe de apreciar a bela panorâmica sobre o mar e as salinas. A praia (a 8 Km) é uma grande língua de areia separada da terra pela ria, com animação e excelentes condições para a prática de vela ou para um interessante e relaxante passeio a pé ou de barco.

As ilhas em redor de Faro são uma característica desta cidade abraçada pela Ria Formosa, e é apenas a 45 minutos de barco (de Faro ou Olhão), na ilha da Culatra, que se situa o ponto mais meridional do território português. Ali se ergue o farol do cabo de Santa Maria, com uma torre visível quer de Faro quer de Olhão. Muito próximo visite o complexo romano de Milreu (séculos I ou II). Embora os banhos ainda possuam os azulejos originais, a maior parte das peças móveis encontra-se no Museu Arqueológico de Faro. Deixando Faro, e caminhando para leste, passe por Olhão, a vila cubista e por Tavira, uma das mais típicas cidades algarvias onde se destaca a beleza das salinas. Na gastronomia, os bolos folhados, Dom Rodrigos, caldeiradas, pratos de peixe, o vinho da região e o prato de perna de carneiro no tacho, são delícias a não perder.

Vale do Lobo

1/10

A história Vale do Lobo remonta ao final da década de 60, quando o primeiro hotel de luxo foi construído no Algarve, e desde então tem crescido tendo-se transformado num empreendimento turístico exclusivo, que oferece uma grande variedade de instalações e de serviços, num local único à beira mar. O empreendimento é composto por moradias, hotéis e alguns apartamentos construídos por entre pinheiros que proporcionam uma agradável sombra nos meses de verão, e cujo acesso se faz por estradas estreitas, na sua maioria de sentido único. Outra marca distintiva de Vale do Lobo são as falésias 

ténis, anfitriã do Vale do Lobo Grand Champions ATP Seniors, que conta anualmente com alguns dos mais famosos veteranos do mundo do ténis.
Vale do Lobo oferece todas as comodidades de um resort cosmopolita contando com um centro médico, supermercado, banco, quiosques, loja de vinhos, boutiques, etc.. Aqueles que procuram umas férias mais descontraídas irão adorar a oferta gastronómica gourmet tanto em Vale de Lobo como na vizinha Quinta do Lago, ou em Almancil, onde se concentram alguns dos melhores restaurantes da região.
Vale do Lobo é definitivamente ótimo lugar para relaxar sob o sol algarvio, enquanto desfruta da privacidade da sua vivenda.

Quinta do Lago

1/10

A Quinta do Lago é um empreendimento turístico de luxo concebido de raiz, que ocupa numa localização deslumbrante por entre um pinhal à beira da praia, numa área conhecida informalmente como o Triângulo Dourado, do qual Vale do Lobo e Vilamoura também fazem parte. O empreendimento encontra-se convenientemente localizado a apenas 20 minutos de carro do aeroporto internacional de Faro e, como seria de esperar de um dos resorts mais exclusivos da Europa, a Quinta do Lago oferece condições excecionais de lazer e para a prática desportiva. Aqui, as suas férias serão passadas entre 

restaurantes gourmet, campos de golfe, ténis, equitação, desportos náuticos e muitas compras. Na Quinta do Lago encontrará dois exclusivos centros comerciais a céu aberto, o Buganvillea Plaza e o Quinta Shopping, que lhe permitem satisfazer as suas necessidades diárias em termos de compras, pois contam com supermercado, banco, restaurantes, cafés, uma seleção de boutiques, lojas de decoração, joalharias, e uma variedade de outras lojas. A localidade vizinha de Almancil irá complementar as suas necessidades em termos de compras e de diversão.

Conhecida por ser uma verdadeira meca para "gourmets", esta área oferece a maior concentração de restaurantes de qualidade num raio 15 minutos de carro, tendo dois deles sido reconhecidos com estrelas Michelin. Entre as muitas opções disponíveis, não nos podemos esquecer dos 

ocres junto à praia, que são complementados pelo areal dourado que se prolonga até à Quinta do Lago a leste e Quarteira, a oeste.

Vale do Lobo é um destino de eleição para golfistas, oferecendo dois campos de golfe com características únicas: O Royal Course e o Ocean Course, o último projeto do lendário Sir Henry Cotton. A oferta em termos de golfe é complementada pela vizinha Quinta do Lago e por Vilamoura, a apenas 15 minutos de carro de Vale do Lobo. O ténis é outro grande atrativo desportivo. Vale do Lobo conta com uma excelente academia de 

vários restaurantes à beira-mar que servem deliciosos pratos de peixe e marisco fresco da costa algarvia.
A Quinta do Lago é um paraíso para golfistas com uma seleção de excelentes campos, que irão certeza agradar a golfistas. Pinheiros Altos, San Lorenzo e Quinta do Lago South e Quinta do Lago North, são algumas das opções. Vale do Lobo, apenas a 5 minutos de carro, é o exclusivo resort vizinho que oferece mais dois campos de golfe com 18 buracos, implantados num cenário deslumbrante à beira mar: o Ocean Course e o Royal Course.
Localizada na orla do Parque Natural da Ria Formosa, a Quinta do Lago oferece condições excelentes para caminhadas e observação de aves, para quem prefere umas férias mais contemplativas.

Vilamoura

1/10

Elegante e cosmopolita, Vilamoura é o maior complexo turístico concebido de raiz na Europa, localizada no centro do Algarve, a apenas 25 minutos de carro do aeroporto de Faro. Vilamoura oferece uma fantástica variedade de instalações desportivas e de lazer, incluindo cinco campos de golfe, um casino, amplas áreas ajardinadas, vários percursos pedonais e ciclovia, magníficas praias de areia dourada e uma grande variedade de desportos náuticos.
No coração de Vilamoura, rodeada por grandes hotéis e casas de férias de luxo, lojas, restaurantes e animados bares, irá encontrar uma 

impressionante marina com capacidade para mais de 1.000 embarcações. A marina de Vilamoura é um ótimo lugar para sair e relaxar enquanto toma uma bebida fresca e desfruta da vista para os impressionantes iates ali ancorados. É também a partir daqui, que se podem fretar embarcações de pesca desportiva, fazer passeios de barco à descoberta das falésias da costa algarvia, bem como desfrutar de vários desportos náuticos, tais como jet ski ou parasailing.  Vilamoura oferece uma enorme variedade de cafés, bares, restaurantes e lojas, bem como um casino e discotecas muito bem frequentadas por celebridades nacionais e internacionais, durante os meses de verão. Se pretende dar um passeio calmo à descoberta de Vilamoura, poderá aproveitar o “comboio turístico”, com várias paragens, que circula a cada 30 minutos. Se tem interesse pela história antiga, recomendamos-lhe que visite as ruínas de uma vila romana e o museu Cerro da Vila, onde se guardam alguns dos legados que atestam a origem romana de Vilamoura.  Para quem simplesmente gosta de ir à praia para relaxar, Vilamoura possui duas belas praias: a Praia da Marina, a leste da marina e a Praia da Falésia, a oeste. 

O Casino de Vilamoura é um popular espaço de jogo e diversão noturna, com espetáculos regulares e onde se realizam vários eventos.

Com cinco campos de golfe com 18 buracos, na sua maioria concebidos por figuras de renome internacional, Vilamoura é considerada como um dos melhores destinos de golfe da Europa, atraindo todos os anos a elite de golfistas profissionais que aqui se deslocam para participar no prestigiado Portugal Masters, organizado pelo European Tour, e que se realiza no campo Oceânico Victoria em Outubro.
Caso pretenda desfrutar de um dia bem passado, poderá deslocar-se até Loulé, a apenas 20 minutos de carro de Vilamoura, e visitar o colorido mercado que se realiza todos os sábados pela manhã, aproveitando para visitar o bonito edifício do Mercado Municipal que foi renovado recentemente. À tarde poderá partir à descoberta do castelo medieval enquanto se passeia pelas ruas estreitas do centro histórico de Loulé.